sábado, 1 de outubro de 2011

Tópicos


1. Filosofia e Religião na Índia Antiga; 2. As darśanas clássicas do pensamento indiano. 2.1 As escolas ortodoxas (āstika): a) o sāṃkhya e o yoga clássico: comentário do sāṃkhya-kārikā e dos yoga-sūtras; b) o nyāya e o vaiśeṣika: comentário das obras de Gautama e de Kāṇada; c) o mīmāṃsā e o vedānta: comentário do śabara-bhāṣhya, assim como de obras de Śaṃkara, Rāmānuja e de Mādhva. 2.2 As escolas heterodoxas (nāstika): a) o Dhammacakkapavattana Sutta e a constituição do pensamento filosófico de inspiração budista; b) o desenvolvimento filosófico do Budismo nas escolas de Yogācāra (Vasubhandu) e Madhyamaka (Nāgārjuna); c) o Jainismo: comentário do yogaśastra de Hemacandra e do āptamīmāṃsā de Samantabhadra; d) reconstituição da doutrina materialista de Cārvāka. 3. A filosofia clássica indiana e as obras poéticas (o Mahābhārata e o Rāmāyaṇa); 4. A filosofia clássica indiana e o pensamento tradicional chinês.

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